quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Em silêncio

Treze ligações num intervalo de uma hora e quinze minutos. Fazendo as contas, uma hora e quinze minutos são 75 minutos que, divididos por 13, dá uma média de 5,6 minutos por ligação.

Ontem pela manhã, saí de casa em busca de um pouco de silêncio, já que a entrada do prédio está em reforma e quarta-feira é o dia que a Isabel aparece para dar conta da sujeira que o meu TOC não deu conta de dar. E como eu continuo desempregada e à toa na vida, eu preciso achar com o que me distrair, fui pra um café tentar resgatar o que talvez seja o melhor dos meus vícios: um livro de papel, um balde de café e um lápis. Foi quando outra menina, do outro lado do salão me chamou a atenção. Comecei a anotar no guardanapo quantas vezes ela faria uma ligação.Ela emendava uma ligação na outra e foram 13 no total. Todas pessoais, sem nenhum assunto aparente. Ela falou com 13 pessoas e isso deve ser mais que o dobro da quantidade de números que eu tenho anotado no meu celular.

A impressão que eu tive foi que ela escolhia uma pessoa aleatoriamente na agenda e ia ligando. Inventava assunto na hora, perguntava do primo recém nascido, do cachorro acidentado. Até um feliz 2011 ela soltou, imagine você, já em pleno fevereiro que o ano já está acostumado a ser o ano seguinte, em que todo mundo já tem planos pro Carnaval.

Fiquei pensando em como diferentes pessoas lidam com o silêncio mesmo que eu mesma, sem soltar nenhum ruído, estivesse conversando com o livro que eu tinha em mãos, com os meus pensamentos e rindo sozinha com a minha imaginação. Têm pessoas que não conseguem ficar a sós consigo mesmas e se agarram aquilo que tem mais perto. A tela de um computador, ao telefone, à mesa do lado. Tem quem busque o silêncio a qualquer custo, fugindo pra um café só com um livro e um telefone desligado. Outras não suportam a ideia de ficar sem o estímulo nos ouvidos para evitar, talvez, a conversa que surge nos pensamentos.

Eu não sei quando aprendi a ficar em silêncio, a conversar comigo mesma e viver no meu mundinho criado só com as vozes que vêm aqui de dentro. Eu estou longe de ser quieta e está escrito na minha testa o quanto eu gosto de um bom papo. Eu falo sem parar se me dão espaço. Mas só eu sei o quanto eu gosto de ficar quietinha no meu canto, perdida no meu pensamento por horas.

Uma vez me disseram que é preciso saber transitar entre os mundos. Saber estar aberta e paciente para conversas que acontecem no mundo fora, escutar as histórias alheias, rir e contar o que se passa comigo, mesmo que o que as pessoas digam não mude em nada o que eu penso. E que também é preciso saber se voltar para si, ensimesmar. Mas que, principalmente, tem hora e lugar para tudo. Acho que aprendi com o tempo ir e vir entre esses dois mundos apesar de que, hoje, me vejo muito mais dentro de mim do que fora no mundo. Pela época, pelo momento que estou passando. Uma espécie de egoísmo cuidadoso, em que me obrigo a tomar cuidado primeiro do que se passa aqui dentro antes de sair socializando por aí. Mesmo que eu me arrisque dia ou outro no mundo lá fora e converse por horas seguidas com um desconhecido de sorriso fácil.

A menina levantou depois de ter feito todas as ligações possíveis e, enfim, ter marcado um almoço ali perto, com alguém que ela detalhou o caminho ao telefone. Eu, respirei fundo, sorri pro guardanapo marcando 13 e segui com o meu livro, conversando com os personagens.

Um comentário:

  1. Eu também sei valorizar a importância de ter um momento sozinha comigo mesma, por mais que as pessoas ao meu redor não entendam isso - e já até cansei de explicar o quanto isso é essencial, mas né...

    ResponderExcluir