quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Para quem se preocupa demais...

O dia em que eu resolver me importar com o que as pessoas pensam de mim, pode me internar porque eu estarei louca. É bem verdade que do que mais as pessoas gostam de dizer que eu sou é louca. Bem fácil sair por aí dizendo que loucos são os outros. Ninguém quer olhar pro próprio umbigo. E, afinal, contra a loucura não há argumento. Quando você diz que alguém é louco você invalida todo e qualquer pensamento dele. Quando o louco argumenta, com bons argumentos ou em silêncio, mesmo lidando bem com as situações, pronto! Não vale nada, afinal, ele é louco. Qualquer reação do louco não vale nada por ser inconsciente, fruto somente dos seus disparates. No caso, meus disparates. Pois é, é bem fácil sair dizendo por aí que eu sou louca. Mas olha, nem ligo...

Esses dias eu li uma frase assim: "O que as pessoas pensam sobre mim é problema delas". E é mesmo. Não sou mais de perder meu tempo tentando convencer que sou de um jeito ou não de outro e que consigo explicar muito bem minhas decisões e ações. Que mesmo meus impulsos podem ser explicados. E como eu os entendo... Mas não dá pra parar a vida pra explicar praqueles que mal tem uma por que o que eu faço, além de ser problema só meu, é bem insignificante. Não sei vocês, mas quando eu paro pra pensar na minha vida, eu lembro do tamanho do universo, que o Planeta Terra é só um pontinho perdido por aí e lembro qual é o meu lugar no mundo: nenhum.

Eu tenho um amigo muito querido que me chama carinhosamente de doidinha. Mas, por mais paradoxo que seja, sinto que ele me entende muito mais do que me julga. E é esse tipo de pessoa que faz diferença na minha vida. E com pessoas como ele que eu realmente me importo.

Acho mesmo que gente louca é quem não é feliz e sai por aí julgando os outros sem fundamento. Porque elas acham que tem fundamentos fortes para os seus achismos. Como aquele tipo de pessoa que diz que você deve ser muito infeliz porque não tem isso ou aquilo. No fundo, elas depositam nos outros o que elas mesmas não tem: um emprego que gostaria de ter, amigos de verdade. Dizem que são melhores amigas de gente que mal falam, que o marido ou a esposa é apaixonado por eles e que trabalham muito, fazendo o que nem elas sabem direito. Pois é, tem gente que engana a si próprio e perde tempo olhando pra vida dos outros. Devem ser felizes assim, quem sabe. E depois, a louca sou eu.

P.S.: tem gente também que não entende por que raios eu escrevo um blog sobre a minha vida, que não tem nada a ver com economia, minha área de formação. Tem gente que, além de não entender, julga isso como loucura. Não tente entender. Eu não vivo pra trabalhar, eu trabalho pra viver. E, por mais que eu tenha certeza que escolhi a profissão certa, eu prefiro perder meu tempo escrevendo sobre o que eu sinto do que perder meu tempo julgando a vida alheia que é tão desinteressante quanto a minha!

2 comentários:

  1. Eu simplesmente A-M-E-I o post e é exatamente assim que funciona, ou ao menos, deveria funcionar.
    Fácil Mari, é olhar e criticar o outro. Quando se refere à nós mesmos é difícil falar, até porque olhar para o rabo do outro é mais fácil do que olhar para o seu, já pensou nisso?

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Mascotinha! E como é mais fácil olhar pro rabo do outro... Acho que, no fundo, as pessoas olham pro rabo do outro justamente porque não tem coragem de olhar pro próprio. Menos trabalho, rs...

    ResponderExcluir