segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Gêmeos com ascendente em Câncer

Nunca me achei diferente. Nem superior a nada nem ninguém. Só inferior. E isto é é uma outra história. Sempre me preocupei em viver só a minha vidinha torta. Mas que era minha!

Todas as coisas que quis provar um dia não era pra ninguém além de mim mesma. Todas as vezes que alguém tentou me desafiar eu dizia “não, obrigada”. Nunca quis ser melhor que ninguém, então porque eu precisaria provar isso? Então, se me desafiavam, me enfrentavam, eu entregava logo o recibo que a pessoa precisava para mostrar ao mundo que era melhor que eu. Hoje, pensando, entendo porque essas pessoas ficavam mais frustradas que felizes quando eu fazia isso. Parece que a insegurança era delas e não minha.

Por outro lado, eu sempre fiz com que meus anjos e demônios discutissem muito. Minha razão e minha emoção parecem ter se desenvolvido na mesma proporção. E elas disputam tanto a minha atenção que poucas vezes sobra espaço pra outra coisa.

Todos os livros que li na infância e adolescência, roubados da biblioteca de casa, muitos que eram da época da faculdade de psicologia da minha mãe, eu lia escondido. Não sobrava ninguém para discutir aquelas páginas. Mas eu nem me importava. Acho que, por ser tímida demais, “jacú” como me defino até hoje, eu me sentia muito bem protegida no meu quarto enquanto minhas amigas do colégio iam ao clube tomar sol e paquerar os garotos nas férias de verão. Ah, as férias de verão… Pareciam eternas! Era quase sofrimento!

Quando novembro terminava e as aulas da escola de ballet davam tempo demais para minhas bolhas dos pés respirarem e minhas unhas crescerem saudáveis, todos pareciam felizes e empolgados para colocar seus trajes de banho. Eu me sentia muito mais à vontade no palco, com a luz da platéia apagada.

Talvez esteja aí a raíz das brigas e discussões entre a minha razão e minha emoção. Nasci de uma mãe psicóloga e cresci em cima de um palco. Talvez esteja aí também a minha falta de empenho em provar algo para alguém. As luzes da platéia sempre apagadas. Se alguém me julgasse, eu simplesmente não enxergava. Bastava só o que eu estava vivendo lá em cima. Bastava só o que eu esperava de mim mesma. E era muito, hoje vejo.

Não sei se pela timidez, por ter tido vivências diferentes e, desta forma, gostar de coisas diferentes das minhas amigas do colégio, eu sempre vivi mais pra dentro do que pra fora. Nunca tive problemas para falar o que se passava pela minha cabeça e pelo meu coração, mas parece que a intensidade sempre era acima da média. Não no sentido de ser melhor, porque melhor ou pior é juízo de valor. E eu sempre fui péssima com juízos de valores. Não sei comparar coisas e decidir o que é melhor ou pior. Está muito aquém da minha competência.

Mas muitas vezes parecia que só eu enxergava certas coisas, sentia certas coisas. Era como se tudo desse muito só existisse no meu universo particular. Uma vez, num jantar das minhas amigas de faculdade de final de ano tinha uma cartomante. Claro que, mesmo sem acreditar nessas coisas, eu fui consultá-la. Ela me perguntou minha data de nascimento e o horário que eu nasci e me disse o que eu já sabia: Gêmeos com ascendente em Câncer. E não me impressionei quando ela começou a descrever as características do cruzamento desses dois signos. E, não por acaso, um movido à razão e outro movido à emoção.

Como geminiana, sou excessivamente curiosa, tudo que é diferente chama a minha atenção. Faço milhares de coisas ao mesmo tempo, falo sobre qualquer assunto mesmo sem saber sobre e me interesso por tudo. Já disseram que quem é de gêmeos tem duas caras. Eu tenho várias… Não no sentido de ser falsa, mas por me identificar com diversas coisas e tipos em tempos diferentes. Ao mesmo tempo, também enjôo fácil das coisas e das pessoas. Se estou numa situação ou com alguém em que não estou aprendendo nada de novo, eu mudo de lugar e de pessoa. E não venha tentar me convencer o quanto você é bom e interessante. Eu até posso acreditar nisso, mas pode ser que talvez você já tenha caído na mesmice pra mim. E acho pessoas que fazem questão de se mostrar interessantes, inteligentes, diferentes e melhores que as outras muito chatas! E quando são óbvias, pior ainda! Eis meu lado geminiano…

Já câncer me faz ser meiga, sensível, apaixonada e até um pouquinho romântica. Me faz sentir muito, sentir tudo! Acabo sendo muito olhos, muito cheiro, muito gosto, muito ouvido, muito pele. Meus cinco sentidos multiplicados por dois. Exageradamente exacerbados! Sinto muito, sentir é muito lento! Se estou feliz, estou muito feliz! E se fico triste, fico muito triste. É aquela passagem “seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito”.

Esses meus dois signos, com esses dois lados, brigam o tempo todo. Meus anjos e demônios. Já aprendi escutar os dois ao mesmo tempo e dar ao anjo o que é do anjo e dar ao demônio o que é do demônio.

Não sou melhor que ninguém por viver bastante tempo no meu universo particular. Por ter lido livros e visto filmes com outros olhos. Na verdade, isto nunca me importou. Eu sempre estive tão ocupada fazendo outras coisas, vivendo de outro jeito que pra mim nunca fez sentido enfiar goela abaixo a minha forma de sentir, de viver e de enxergar o mundo. Seja o meu, seja o de todos. E sinceramente não sei como as pessoas me enxergam. Acho que isso depende mais delas do que de mim. Já me disseram que sou frágil demais, que sou sensível demais, tímida demais. E também já me disseram que aguento muito calada com um sorriso no rosto. Já me disseram que sou gorda, que sou magra e que sou gostosa. Mas no fim, eu só escuto o que eu quero. E assino o recibo do que quiserem para não ter que espernear e provar alguma coisa a alguém. Prefiro viver essa minha vidinha torta do jeito que eu vivo. Uns dias mais de gêmeos e outros mais de câncer.

8 comentários:

  1. Maravilhoso esse texto.ele me descreve.perfeito.Barbara gemeos cancer

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Às vezes me aproximo das pessoas e elas parecem gostar de mim nos primeiros momentos mas depois me sinto um lixo pela maneira como elas me tratam. Nunca fui de negar desculpas, nunca fui de provar minha razão. Não sei o que estou fazendo errado. Ai pensamentos, pensamentos... Deixa eu ir dormir. Amei seu texto! Você escreve super bem. Bjs Alisson -RJ

    ResponderExcluir
  4. Você simplesmente me descreveu, rs. Também sou geminiana com ascendente em câncer e enquanto as minhas amigas paqueram os meninos e vivem em festas, eu sou "a amiga de todas" e a "engraçada" quando estou em grupo, mas em questão de minutos já fico mais calma e extremamente tímida. E odeio o fato de ter que sair de casa por ser tímida demais. É até estranho, é como se eu tivesse duas personalidades, rs. Não sei como me veem, mas me sinto bem quando estou em casa lendo um livro qualquer, mesmo que a festa da vizinha seja a opção de todos. Gosto demais de ter esses dois signos, descreve bem a minha personalidade.

    ResponderExcluir
  5. Nossa fiquei ate emocionada.parece eu narrando a vida.meninas de gemeos cancer vcs nao estao sozinhas, somos um time raro, peculiar e maravilhoso.temos angelina jolie conosco kkkk

    ResponderExcluir
  6. angelina e outras minas, também tenho sol em gemeos e ascendente em cancer e isso me fez ser muito insegura na adolescencia, sou extrovertida normalmente e muito animada no role, a amiga de todos que é engraçada, talvez por isso poucas pessoas saibam das minhas tendencias suicidas.Passei uma adolescencia e até a faculdade de maneira conturbada, apesar de sentir isso de saber quem eu era, nunca quis causar encrenca e também acabava por assinar esse contrato sobre o que as pessoas pensavam ao meu respeito.Sofri um bullyng danado, em todas as turmas, sendo sempre tratada como a zero a esquerda e aceitando e digerindo tudo mt bem, um pouco pra agradar e um pouco porque nao me importava, exatamente o cancer no gemeos, hora bem triste e perguntando o que havia de errado horas bem foda-se vou estar onde eu quiser mesmo se nao gostarem de mim. Isso é bem louco porque atualmente várias pessoas que me usavam como bode da zoeira na turma vem conversar comigo dizendo que admiram meu jeito de lidar com o que as pessoas pensam ao meu respeito, mas acho que esse modo de lidar se deve sem dúvidas a uma racionallização das experiencias na via positiva, acho que o cancer faz com que tenhamos uma sensibilidade e o gemeos nos faz pensar, e isso nos torna de alguma forma pessoas com um grande senso de alteridade. Beijo de luzes adorei o seu texto e me indentifico mt. poucas pessoas nos conhecem de verdade, temos faces como a lua

    ResponderExcluir
  7. Realmente, bem assim. me identifiquei mto.Não sei bem a hora do nascimento mas minha mãe fala que pela manhã já estava comigo nos braços.era mto ti ida na infância e na adolescência, hj fico tímida em fração de segundos não é sempre assim.sou chorona e me emociono mto com partidas.Tenho amigos e me sinto sozinha dentro de mim,sou generosa e amiga amo ouvir e dar conselhos,não imponho nada pra ninguém e quando me impõe prefiro aceitar que discutir.amei o texto.

    ResponderExcluir
  8. Nooossaaa, a melhor descrição de mim mesma que já vi ate hoje. Tal e Qual.

    ResponderExcluir