sexta-feira, 25 de março de 2011

Vamos pedir piedade

Ontem eu estava aqui sozinha, à toa, pensando em como as pessoas complicam quando o tema é relacionamentos. Eu já fui muito de querer complicar e nem sei porque ainda fico indignada quando, de fora, vejo duas pessoas que poderiam dar certo, deixando de tentar ficar juntas. Ou nem ficar juntas... só se conhecerem, serem amigas, tirar na prova dos nove se as primeiras impressões seriam segundas e terceiras.

As pessoas ainda preferem reclamar do que passaram, se colocam na posição de vítima das circunstâncias e ficam ali o máximo de tempo que conseguem. Lamentam e repetem a história da vida de merda que elas têm. Enchem a boca para dizer o quanto sofrem, o que estão numa situação complicada. É difícil de abrir mão até dos problemas e pouca gente se esforça pra isso. Aquela menina linda sofre porque se envolveu com um cara casado e ocupado e se apega no fato dele ser bem sucedido e tudo ter dado certo enquanto estavam juntos. Vive numa mentira sem base e deixa ocupado um espaço que ela poderia liberar para que alguém de verdade entrasse na vida dela. Esperando alguém que caiba nos seus sonhos, que seja tudo aquilo que ela fantasiou em cima de quem não podia. Afinal, os únicos problemas do cara anterior era ter um casamento com filhos e ser ocupado demais. Realmente, pouca coisa. (E sim, eu também sou um pouco cínica.)

E aí, conversando com um amigo sobre vida a dois, já que ele mesmo terminou recentemente um relacionamento com alguém que nunca estava disposta a abrir mão de nada e queria sempre que as coisas caíssem do céu, ele me mandou essa música aqui:

Vamos pedir piedade - Cazuza

Eu já conhecia a música, porque amo Cazuza e todas as letras dele. Mas não me lembrei dela ontem, no meio dos meus devaneios.

Essa letra tem tanta verdade junta que eu nem soube por onde começar... Então, vou só dedicar a música pra todas aquelas pessoas que "vêem a luz mas não iluminam suas minicertezas", praquelas "de alma bem pequena, remoendo seus pequenos problemas". Pras "pessoas fracas que estão no mundo e perderam a viagem". Pra todo mundo que "não sabe amar e fica esperando alguém que caiba no seu sonho".

Vou fazer como Cazuza, e pedir piedade. Já que é isso que essas pessoas querem e precisam. Não vou gastar meu tempo falando sobre as belezas da vida e de só carregar comigo o que me faz bem e como minha vida melhorou depois que eu parei de ter pena de mim mesma.

Um comentário: